15 de fevereiro de 2019

Os desafios do trabalho em equipe


Segundo, Marilene Fernandes, psicóloga e master coach para líderes, quase todas as organizações têm em comum a necessidade de entregar resultados. Para isso acontecer, elas contam com o trabalho em equipe. “Em muitas ocasiões, as pessoas se agrupam em busca do senso de pertencimento e de referência, pois a convivência favorece a performance humana e o desempenho de suas principais habilidades”, explica.

Sônia Britto, estudante de farmácia, já no início de sua carreira percebeu a relevância de estar em sinergia no dia a dia empresarial. Para ela, os projetos fluem mais facilmente e ainda ganha muitos aprendizados. “Unidas, as pessoas conseguem juntar suas ideias, executar em menor tempo e com qualidade, ter outras visões. Tudo isso traz muitos benefícios”, conta.

Assim, formar um time é dispor de pessoas agindo em união para obter determinado objetivo. Nessa relação cada indivíduo reforça o outro mutuamente. No entanto, quando falamos de pessoas, podem existir algumas dificuldades e conflitos para a empresa. O principal deles, segundo Marilene, é perceber a importância do resultado individual e coletivo.

Para isso, desenhar e deixar clara a definição de papéis é um pré-requisito para as metas serem atingidas. “Quando uma organização não estabelece a quem compete cada atividade, as tarefas ficam soltas, sem “dono” e responsáveis”, pontua. Assim, a especialista identifica como proceder em alguns casos:

Olhando para o resultado individual: definir um líder para cada etapa é essencial, pois esse protagonismo potencializa o desempenho devido ao comprometimento necessário.

Olhando para o resultado coletivo: é preciso propor estratégias para o profissional entender a importância da contribuição para o todo. Ele colabora com os demais colegas para um único fim e propósito. A organização, por meio do reconhecimento pode fomentar uma competição saudável e benéfica entre os membros

“O trabalho em grupo gera uma sinergia com o todo, mas o grande desafio é como manter essa motivação alta”, aponta. Por isso, essa questão deve ser avaliada para termos colaboradores cada vez mais engajados. Invista em plano de carreira e incentivos.


Fonte: Nube

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